Tantos as escovas elétricas como as normais são eficientes na remoção da placa bacteriana, embora cada uma tenha as suas vantagens e desvantagens. O importante é pensar nas suas necessidades especificas.
Uma das vantagens das escovas elétricas é a constância dos seus movimentos rotativos, e o fato das cerdas rodarem em diferentes inclinações, permitindo que a limpeza seja mais precisa e igual em todos os dentes, minimizando os riscos de gengivite, para as pessoas com dificuldades motoras é uma ótima opção.
É preciso ter cuidado para não aplicar muita força durante o seu uso, ou ficar sempre no mesmo lugar, porque pode causar abrasão do esmalte.
As escovas manuais, além de serem mais facilmente encontradas, têm um preço mais baixo, não necessitam de eletricidade e são práticas para serem transportadas, guardadas numa bolsa ou necessaire.
Para além disso nem todas as pessoas gostam da vibração das escovas elétricas e também estimulam uma maior quantidade de saliva. Não deve esquecer o fio dentário, é um complemento fundamental para a escovação, seja ela elétrica ou manual. O hábito de cuidar bem dos dentes faz a grande diferença, mais do que a escova que você usa.